top of page

Integração da Hipnoterapia e  os Modelos de Coaching Integrativo Sistêmico

O modelo Americano (*)

 

O Coaching Americano é um processo que tem como objetivo o desenvolvimento de competências para alcançar metas claras. Sua proposta é estabelecer foco em dois momentos: o agora (estado atual) e o futuro (estado desejado), a partir dos quais serão desenvolvidas estratégias e competências para se atingir as metas.

Uma vez que é sequenciado, desenvolvido e direcionado com o foco nos resultados, este estilo de Coaching desperta no cliente um grande poder pessoal: a habilidade de explorar seus talentos pessoais e acessar recursos externos com muito mais efetividade; além da flexibilidade para utilizar de maneira plena sua inteligência e criatividade e, assim, deslocar rapidamente em direção às metas preestabelecidas.

Esse processo provoca também grande comprometimento, pois delega ao cliente uma participação bem ativa, uma vez que lhe são propostas tarefas após as sessões para que mantenha vivo o processo em seu inconsciente durante a semana.

Desse modo, o cliente é desafiado a pensar, conectar-se com o objetivo, criar alternativas, gerar “insights”, tomar pequenas novas decisões diárias e sentir-se comprometido e corresponsável pelo resultado.

 

O modelo Europeu (*)

 

O Coaching Europeu é focado principalmente no desenvolvimento de competências comportamentais e emocionais. Embora atue com foco no alcance de metas futuras, a corrente europeia entende que questões de ordem emocional e comportamental são na maior parte das vezes as principais razões que sabotam a evolução do cliente em direção ao alcance de seus objetivos.

Em casos assim, trabalhar o bloqueio se tornará uma questão fundamental para que o processo tenha sucesso. Esse modelo de coaching irá investigar, identificar e transformar esses aspectos de forma assertiva, rápida e pontual, usando modernas técnicas de reprogramação psíquica emocional e comportamental.

Nesta abordagem, portanto, cabe a integração de técnicas variadas e modernas advindas de diversas correntes do desenvolvimento humano acelerado como Hipnoterapia Clássica e Ericksoniana, Técnicas Cognitivo-comportamentais, PNL, EFT, Constelações Familiares, Linha do Tempo etc, porém utilizadas sempre de maneira breve e pontual, mantendo o foco do processo em direção ao futuro.

 

 

modelo americano
modelo europeu

A Integração dos dois modelos (*)

 

O Coaching Integrativo Sistêmico integra essas duas abordagens de coaching com maestria. O profissional que se utiliza dessa metodologia em sua atuação desenvolve grande flexibilidade técnica e se destaca, pois ao mesmo tempo em que gera insights, comprometimento e movimento em direção ao futuro, também promove remoção de barreiras desafiantes de forma rápida e confortável. Assim o processo tem condições de avançar mais facilmente e pode-se atingir o objetivo em um prazo mais curto ou pode-se trabalhar um número maior de objetivos dentro do mesmo período de tempo.

         (*) Plínio de Souza  (Ápice Desenvolvimento Humano)

Coaching Interativo
bottom of page