Sabe-se que esse clima de preparação para o VESTIBULAR gera uma grande expectativa, ansiedade, estresse e, tudo isso tende a se intensificar quanto mais se aproximam as datas das provas, gerando também o sentimento de medo de ver frustrados seus planos para o futuro caso não chegue ao seu objetivo. Assim, ansiedade, nervosismo e preocupação são avaliados como prejudiciais ao seu desempenho na hora “H”.
Para sanar isso, o Coaching vem preencher a uma demanda enorme na atualidade, comum a toda área de prestação de serviços da sociedade moderna, que consiste em criar maior eficiência para atingir os melhores resultados em menos tempo. E, especificamente, o Coaching pré-vestibular vem de encontro com a recomendação sugerida pelo resumo do artigo científico postado a seguir, ”Tensão pré-vestibular”, naquilo que se refere à necessidade “fundamental de que o vestibulando tenha à sua disposição serviço de apoio psicológico. Pois para o sucesso nos exames, a habilidade para lidar com o estresse e a ansiedade é um elemento tão importante quanto o próprio conhecimento acadêmico”.
Nesse contexto, a abordagem Coaching pré-vestibular tem se destacado com um número cada vez maior de adeptos apaixonados, por reunir características que lhe conferem vantagens inequívocas quando comparadas a outras linhas mais tradicionais, como a Psiquiatria e a Psicologia, sobretudo as linhas psicanalíticas. Muito embora devamos frisar que questões mais complexas emocionais, associadas ou não a lesões neurológicas, devam ser acompanhadas, exclusivamente, pelos profissionais médicos e psicólogos.
As demais, como as que estamos tratando aqui, que entendemos ter como causa geradora um evento específico da vida do estudante, portanto, momentânea, são mais recomendáveis por meio do Coaching.