Hipnoterapia com Neurolinguística (PNL)
A Programação Neurolinguística (PNL) é uma das ferramentas mais contundentes e apropriadas para o processo de Hipnoterapia. A PNL estuda três áreas que lhe justificam o nome:
Neurologia: A mente e como pensamos.
Linguística: Como usamos a linguagem e de que modo ela nos afeta.
Programação: De que maneira estruturamos e sequenciamos as nossas ações para alcançarmos nossos objetivos.
Um Hipnoterapeu com formação sólida em PNL consegue entender a realidade de como pensa um cliente, identificar padrões de pensamentos que geram insucesso, e pode utilizar a linguagem com muita precisão para ajudá-lo a obter suas metas.
A PNL surgiu em meados dos anos 70, nos Estados Unidos, com o trabalho de John Grinder, professor de Linguística, e Richard Bandler, psicólogo. Eles começaram estudando pessoas que se destacavam por serem excelentes comunicadores com o intuito de decifrar os padrões de excelência presentes na comunicação deles. Depois “modelavam” o que era essencial e passaram a ensinar essas habilidades a outras pessoas. Portanto, trata-se de poder distinguir exatamente o que funciona melhor do que não funciona.
A PNL ainda estuda como estruturamos nossa experiência subjetiva – como pensamos sobre nossos valores e no que cremos, de que maneira criamos nossos estados emocionais, construímos nosso mundo interior e damos-lhe um significado. A PNL é o primeiro campo da psicologia que lida com o mundo subjetivo interior, a partir da premissa de que um fato em si não é mais importante do que o significado interno que damos a ele. Cada um tem um modo único e peculiar de interpretar um evento. Quando alteramos o significado interno emocional de um acontecimento, a estrutura mental se reorganiza quase que imediatamente.
Quais características da PNL contribuem para a Hipnoterapia?
Velocidade: As técnicas da PNL têm efeito rápido.
Técnicas simples: Porém, de resultados profundos.
Muita atenção em como metas, crenças e valores interagem.
Empatia e confiança como fundamento para o bom relacionamento durante a Hipnoterapia.
Abordagem pragmática: se não estiver funcionando, faça algo diferente.